Sir David Chipperfield recebeu o Prêmio Pritzker 2023, a mais alta distinção no campo da arquitetura. Conhecido por sua resposta bem trabalhada, precisa e sensível a ambientes complexos, o arquiteto tornou-se reconhecido pela habilidade na restauração e reforma de edifícios, sobretudo instituições culturais, antes de expandir o leque de projetos para incluir novas estruturas. Enquanto as obras já construídas demonstram muitos dos princípios fundamentais da boa arquitetura, os projetos em andamento revelam uma narrativa igualmente relevante: seguir em frente na evolução de sua abordagem a esses princípios.
Muitos dos projetos em andamento mantêm o interesse de Chipperfield em instituições museológicas e culturais, mas ele continua trabalhando com vários tipos de construção. Seu último grande projeto aborda uma das instituições mais notáveis da Grécia, o Museu Arqueológico Nacional. Isso representa mais uma oportunidade para o arquiteto apresentar os museus como instituições que proporcionam uma transformação na vida das cidades onde estão localizados, ao mesmo tempo em que evidenciam as camadas históricas que definem sua arquitetura. Outros projetos, como a Santa Giulia Arena em Milão ou a Elbtower em Hamburgo, ampliam o leque de programas e tipologias abordadas por Chipperfield.
Descubra dez projetos em andamento de David Chipperfield Architects e uma proposta ainda não construída:
Em andamento
Museu Arqueológico Nacional
Atenas, Grécia. 2022
Após um concurso internacional, o projeto de David Chipperfield foi selecionado para a reforma e ampliação do Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia. A distinta instituição abriga algumas das mais importantes coleções de arte pré-histórica e antiga do mundo. O projeto inclui a reforma da estrutura original, projetada por Ludwig Lange e Ernst Ziller em 1866-1874, e duas novas galerias subterrâneas com terraços verdes que estendem o exuberante parque ao redor do museu.
Bloco 2 do Parlamento
Ottawa, Canadá. 2021
Em colaboração com a Zeidler Architecture, com sede em Toronto, a David Chipperfield Architects venceu o concurso internacional para transformar a área parlamentar do Bloco 2 no centro de Ottawa, Canadá. O projeto, uma zona de reordenamento urbano de 51.000 m², visa fornecer instalações para o governo democrático e, ao mesmo tempo, representar a visão da nação de futuro sustentável e inclusivo. O local engloba onze edifícios de diferentes escalas e condições estruturais, com várias camadas de características patrimoniais.
Arena em Santa Giulia
Milão, Itália. 2021
A arena dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 será projetada pelo escritório de Berlim de David Chipperfield Architects, em colaboração com a Arup. A estrutura será erguida no coração do bairro milanês de Santa Giulia, um novo distrito urbano atualmente em reordenamento na região sudeste da cidade. A nova arena sediará eventos esportivos e culturais com até 16.000 visitantes, além de contar com amplos espaços ao ar livre para promover confraternizações e atividades recreativas.
Sede da Rolex
Nova York, Estados Unidos. 2019
A Rolex USA está pronta para atualizar sua sede em Nova York. A tão esperada torre de Chipperfield substituirá a estrutura existente, sede da empresa desde os anos 70. A nova torre tem 25 andares e se tornará um símbolo do compromisso da empresa com a qualidade, precisão e excelência. Localizada na esquina da 5th Avenue com a 53rd Street, a o prédio terá escritórios, comodidades e uma nova loja Rolex no térreo.
Edifício residencial The Grand
Nieuwpoort, Bélgica. 2019
A iniciativa de reformar o Grand Hotel em Nieuwpoort, Bélgica, começou em 2019. O projeto visa converter a estrutura em um edifício residencial e, ao mesmo tempo, restaurar seu status de referência. Ao adaptar e ampliar o edifício histórico, o projeto também enfatiza uma “compreensão sensível do valor do patrimônio e implica reinterpretação e invenção, bem como restauração”. A previsão de conclusão é 2024.
1014 Fifth Avenue
Nova York, Estados Unidos. 2021
David Chipperfield Architects venceu o concurso para redesenhar a 1014 Fifth Avenue, uma casa histórica de 1907 de propriedade do governo alemão e usada para programação cultural, em um espaço de encontro e diálogo. O projeto é desenvolvido em colaboração com os escritórios de Nova York KARO Architects e Patarus Group. O objetivo é reorganizar os espaços internos para criar a estrutura para o intercâmbio cultural, ao mesmo tempo em que intervém na estrutura histórica de maneira respeitosa e sensível. A construção está prevista para começar em 2023, com a conclusão do projeto prevista para o final de 2025.
IMPACT Center
Edimburgo, Reino Unido. 2020
Atendendo à necessidade de uma sala de espetáculos de tamanho médio construída em Edimburgo, na Escócia, Chipperfield propôs um esquema que servirá como sala principal da Orquestra de Câmara Escocesa. Localizado em Edimburgo, patrimônio mundial da UNESCO, o projeto substituirá um edifício de escritórios pelo o primeiro espaço dedicado à música e artes cênicas na cidade nos últimos 100 anos. O novo IMPACT Center formará uma composição urbana com a Dundas House, um edifício cívico de 1771 listado como Grau A, cuja fachada traseira encosta no esquema proposto.
Elbtower
Hamburgo, Alemanha. 2017
A cidade alemã de Hamburgo terá uma adição de 230 metros de altura ao seu horizonte. Localizado no extremo leste de Hafencity, o edifício escultural tem uma presença marcante na margem do rio, formando um contraponto à Filarmônica de Herzog & de Meuron a oeste. O edifício contém escritórios na torre, e um pódio com bar, hotel, restaurante, varejo e áreas de exposição. O projeto está programado para ser concluído em 2025.
Cervejaria Bötzow
Berlim, Alemanha. 2013
A antiga cervejaria Bötzow de Berlim será transformada em uma nova atração pública. Localizado perto da Alexanderplatz da cidade, o local industrial de 24.000 metros quadrados foi o primeiro lar da Cervejaria Bötzow em 1885, antes de ser severamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Um masterplan de David Chipperfield Architects visa restaurar as estruturas do século 19 e adicionar três novos edifícios, todos em torno de uma praça pública central. Sete dos edifícios existentes foram adaptados a novas funções e concluídos em 2021. A parte restante do projeto está prevista para ser concluída em 2025.
Sede da Bayerische Versorgungskammer
Munique, Alemanha. 2019
No bairro de Bogenhausen, em Munique, uma nova sede para o Bayerische Versorgungskammer (Fundo de Pensões da Baviera) será construída em um antigo local de produção. Projetado em colaboração com os arquitetos paisagistas do Atelier Loidl, o esquema consiste em um conjunto formado por três grandes volumes. Uma torre próxima à rua é complementada por um edifício de conexão e uma torre inferior. Ao passo que a torre em altura dialoga com o gabarito do entorno, a planta livre oferece uma conexão com o parque adjacente, dando fluidez e, por consequência, conformando os programas horizontal e verticalmente.
Ainda não construído
Sede da Fundação Nobel
Estocolmo, Suécia. 2014
Anunciado em outubro de 2013, o projeto para uma nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo é um dos projetos mais controversos de David Chipperfield Architects. A proposta apresentava um volume retangular e uma fachada feita de “aletas de bronze” com densidades variadas. Desde o seu anúncio, o projeto enfrentou duras críticas, com os manifestantes particularmente chateados com a escolha do local, pois exigiria a demolição de várias estruturas históricas. Após quatro anos de debates, ordens judiciais, preocupações da realeza e controvérsia pública, o projeto foi descartado e a instituição está planejada para ser realocada em Estocolmo.
Conheça mais projetos de David Chipperfield Architects publicados no ArchDaily.